"Esteve, sim, uma equipa de inspecção a trabalhar, recentemente, na província Huambo, a fim de apurar o que se passou, de concreto, no destino dado às verbas. Por enquanto, não existem ainda conclusões deste trabalho inspectivo", afirmou uma fonte do MINFIN.

Em declarações ao Novo Jornal, a fonte referiu que, no ano passado, o Executivo se decidiu a apoiar o sector do ensino com a alocação de uma quantia que varia entre 30 e 50 milhões de kwanzas para a prevenção à Covid-19 nos estabelecimentos de ensino de todo o País.

"No Huambo, penso que a verba foi de 50 milhões. Estes valores foram enviados pelo MINFIN à Comissão Interministerial de Combate à Covid-19, que, por sua vez, procedeu à canalização aos respectivos governos provinciais", esclareceu.

Contactado pelo NJ, o director do Gabinete de Educação da Província do Huambo explicou que uma "imprecisão" na descrição do destino das verbas esteve na origem da não-cabimentação dos valores ao sector de ensino.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)