Os implicados foram detidos e apresentados à imprensa no âmbito dos resultados operacionais do SIC-Lunda Sul, que culminaram na apreensão e recuperação de vários bens.

Os homens, de 29 e 34 anos, em conluio com três cidadãos já detidos na Lunda Norte, são suspeitos de homicídios qualificados com recurso a arma de fogo num crime ocorrido em Novembro de 2020, na via pública, durante um assalto à mão armada.

Após a detenção dos acusados, segundo Manuel Halaiwa, os detidos, já em prisão preventiva, foram encaminhados para a cadeia da comarca da Lunda Norte, onde vão aguardar julgamento preventivamente.

"Na sequência das operações realizadas nos bairros Terra-Nova, Sassamba, Verde, Luavur, Luar e Txizainga-I foram detidos 21 cidadãos implicados nos crimes de homicídio simples, roubo qualificado e furto qualificado", disse, salientando que durante as diligências foram emitidos 11 mandados de detenções e esclarecidos 14 crimes, dos quais, dois contra pessoas e 12 contra propriedade.

"Entre os detidos, destaca-se a detenção dos dois elementos perigosos, que estavam foragidos das autoridades por dois homicídios", apontou o responsável ao Novo Jornal, adiantando que um dos quais ocorreu na província da Lunda Norte, "em co-autoria com três comparsas já detidos".

O segundo homicídio, de acordo com o responsável pela comunicação do SIC-geral, aconteceu na cidade de Saurimo no mês de Novembro 2020, durante um assalto à mão armada na via pública.

"No decorrer do assalto à mão armada onde vitimaram a segunda vítima, os meliantes roubaram 65 mil Kwanzas e cinco telemóveis, já recuperados, no bairro Saulimbo, junto às cadeias do Muangueji e Txizainga-II, na via pública, nas imediações da igreja das mulheres", informou.