O carregamento foi enviado para o Vietname via Singapura, segundo as autoridades.

Em Angola é recorrente a detenção de indivíduos asiáticos no Aeroporto Internacional de Luanda, acusados de traficar marfim, dissimulado de várias maneiras.

As presas de elefante e as escamas de pangolin são os elementos mais procurados e os que têm estado na génese de mais apreensões.

Já este mês, o Serviço de Investigação Criminal (SIC) anunciou que está a investigar vários asiáticos que usam delinquentes angolanos em esquemas de tráfico de marfim.

São vários cidadãos de nacionalidades chinesa e vietnamita, que antes usavam meios próprios para explorarem marfim em Angola, mas que, desde que se aperceberam que estavam a ser investigados pelas autoridades angolanas, "começaram a mudar o jogo, contratando meliantes angolanos para fazerem todo trabalho, garantindo-lhes uma recompensa em dinheiro", segundo contou ao Novo jornal o director nacional do gabinete de comunicação institucional e imprensa do SIC, superintende-chefe Manuel Halaiwa.

O Vietname proibiu oficialmente o comércio de marfim em 1992, mas, apesar disso, continua a ser um centro de transporte ilegal de vida selvagem na Ásia.

A Ásia é o grande mercado de destino destas partes de animais, quer para talismãs, quer para tratamentos. As presas dos elefantes, as escamas de pangolin e os chifres de rinoceronte são usados na medicina tradicional chinesa.