No grupo dos detidos, em prisão preventiva, medida de coacção mais gravosa, aplicada pelo magistrado do Ministério Público (MP) junto do SIC-Luanda, consta uma mulher, de 48 anos, , proprietária das viaturas que serviam de apoio para os assaltos, e o seu irmão menor.

Segundo apurou o Novo Jornal, o SIC-Luanda desmantelou duas associações criminosas e a cidadã, referenciada nos autos, deu apoio às duas redes criminosas, sendo uma com sete e outra com oito elementos. Todos tinham o mesmo modus operandi.

A detenção dos 15 elementos ocorreu em períodos diferentes: os sete elementos foram detidos no dia 7 de Outubro, já a rede criminosa composta por oito elementos foi desmantelada no dia 6 de Novembro.

"Durante uma tentativa falhada de assalto à agência do Banco Internacional de Comércio (BIC), no município da Ambaca, província do Kwanza-Norte, foi apreendida uma arma de fogo do tipo pistola, modelo Star com sete munições", avançou ao Novo Jornal, o superintendente-chefe Fernando de Carvalho, porta-voz do SIC-Luanda.

"Após o assalto da agência bancária do banco Caixa Geral Angola, de onde os criminosos saquearam 45.800 milhões Kwanzas, os elementos envolvidos neste caso foram gratificados com 650 e 700 mil Kwanzas pela participação nesta acção delituosa", descreveu Fernando de Carvalho ao Novo Jornal.

O responsável referiu que durante a detenção dos acusados os operacionais do SIC-Luanda apreenderam, em posse dos marginais, quatro viaturas e uma pistola que serviam como meios de apoio às acções delituosas.