Ao Novo Jornal, o director do gabinete de comunicação institucional e imprensa do SIC-Luanda, superintendente-chefe Fernando de Carvalho, disse que os detidos são funcionários de limpeza do Projecto de Fortalecimento de Saúde, escritório ligado ao Ministério da Saúde e foram denunciados pelo responsável do projecto.

"Eles (os detidos) roubaram 42 "tablet" (computador portátil, de tamanho pequeno) no interior, de forma continuada desde o princípio deste mês", disse o oficial em declarações ao NJ.

Fernando de Carvalho sublinhou que durante a investigação do SIC-Luanda foi possível apurar que os detidos, para além do roubo dos "tablet", também subtraíram, "diversos testes de malária, covid-19, HIV-SIDA e vários termómetros, estetoscópios, aparelhos de medição arterial, ratos HP, cabos USB, um disco de instalação e água destilada".

"Nesta acção de investigação foi possível recuperar 12 "tablet", nove testes de malária, três de covid-19, dois de HIV-SIDA, um termómetro, um estetoscópio, um aparelho de medição arterial e uma tesoura hospitalar", afirmou.