"Todos nós, os angolanos e a nação temos consigo uma dívida de gratidão impagável por tudo o que fez por nós", disse o magistrado, já depois de conferir posse ao Presidente João Lourenço e ao vice-Presidente Bornito de Sousa.

Antes das protocolares saudações aos novos mais altos dignitários da nação, Rui Ferreira considerou que a passagem de testemunho presidencial representa "um momento histórico", que justifica a exaltação do contributo de José Eduardo dos Santos à nação.

"Nunca nos esqueceremos que dedicou e comprometeu mais de 56 anos da sua vida. Primeiro à luta pela Independência do país, e depois à da preservação dessa Independência, à realização dos ideais de Agostinho Neto, à erradicação do apartheid, à conquista da paz, à reconciliação nacional, à reconstrução nacional, e à consolidação da democracia", assinalou o juiz presidente do TC.

Para além de dirigir agradecimentos ao ex-Chefe de Estado que governou Angola nos últimos 38 anos, Rui Ferreira pediu-lhe perdão.

"Muito obrigado Presidente, perdoe-nos pelo que sabemos ter-lhe roubado: a juventude, o tempo de uma vida, a saúde e o convívio da família", apontou, antes dos votos finais: "Que Deus lhe dê a saúde, a tranquilidade e o repouso que tanto merece".