Numa conferência de imprensa, nesta sexta-feira, 29, para actualização do processo de certificação, a Sociedade Gestora dos Aeroportos (SGA) preferiu não dar relevância à derrapagem financeira, embora admitindo elevados gastos adicionais em infra-estruturas, optando por valorizar os ganhos económicos numa província "agora aberta ao mundo".

O presidente da Comissão Executiva, Manuel Barros Gomes, assumiu, ainda assim, que foram feitas várias correcções em relação ao projecto inicial, a cargo do consórcio Odebrecht/Somague, e acrescentou investimentos também no domínio da segurança, mormente no salvamento e combate a incêndios.

"Quisemos dar confiança ao mundo, temos aqui um íman para atracção do investimento. Esta província é forte no agronegócio e na indústria pesqueira", salientou o PCE da Sociedade Gestora dos Aeroportos.

Sem ter revelado o custo da derrapagem financeira (quando o custo final supera, por um ou outro motivo, o projectado), assinalou que, garantidos os padrões internacionais, o Aeroporto Paulo Teixeira Jorge já é internacional, estando apenas à espera da formalização, a acontecer após a quinta fase.

Numa conferência de imprensa com mais dois interlocutores, a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Empresa Nacional de Navegação Aérea (ENNA), esteve em evidência a palavra "brevemente", como em ocasiões anteriores, quando os jornalistas insistiam em datas para o primeiro vôo internacional e em nomes das companhias aéreas que pretendem ali operar.

Conforme reza a quinta fase do processo, a certificação é passada, após monitoramento contínuo e auditorias regulares, pela ANAC, com os procedimentos seguidos pela Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO).

O administrador para a área de segurança da ANAC, Manuel Chagas Gonçalves, assinalou que o processo ainda não está a 100%, salientando que pequenos pormenores vão sendo acautelados.

"Não são relativos à segurança operacional, isto não. É algo normal na aviação", resumiu, ao avançar que, mesmo depois de consumada a certificação, existirão outros trabalhos.

Perante os desafios elencados, a PCA da ENNA, Bernarda Henriques, assegurou prontidão para a prestação de serviços de navegação, destacando o apoio às operações das aeronaves em matéria de segurança.

Integração regional e qualidade de vida da população, sobretudo com a criação de postos de trabalho, são também, segundo os responsáveis, vantagens do processo de certificação do Aeroporto Paulo Teixeira Jorge, inaugurado em 2012 pelo antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Tem uma pista com 3.700 metros de comprimento e 45 metros de largura, podendo receber mais de dois milhões de passageiros por ano.