Os Prémios NOVO JORNAL "PERSONALIDADES DO ANO - ECONOMIA" têm natureza simbólica, constituindo um testemunho de apreço e uma forma pública e solene de homenagear as personalidades que em 2018 mais se distinguiram nesta categoria.

A existência deste prémio revela a firme determinação do NOVO JORNAL no reconhecimento do mérito e da excelência daqueles que contribuem para o progresso de Angola.

O seu voto informado determina o vencedor. Conheça as três personalidades, por ordem alfabética, aqui.


NOVAGROLIDER

Fundada em 2009, a NovagroLider, é uma empresa de direito angolano que actua nos sectores Agropecuário e Agroindustrial. Está inscrita no organismo de tutela do sector agrícola - MINAGRI - e está certifícada pelo INAPEM, desde Dezembro de 2013.

Possui duas unidades de produção, a Fazenda Bumbá Longa e a Fazenda do Caxito. No conjunto são 4 500 hectares de plantio que produzem em média, por ano, 60 000 toneladas de frutícolas e hortícolas que se destinam a abastecer o mercado angolano.

Conta ainda com dois polos industriais para transformação dos produtos agrícolas, um em Catete e outro no Caxito. Na Estrada de Catete, Km 39, além da fábrica de transformados agroindustriais funciona também o Centro de Distribuição e Logística e a sede da empresa.

Num curto/médio prazo iniciará a produção de carne e seus derivados, estando já a criar as infraestruturas necessárias e a investir na compra de gado bovino. A médio/longo prazo dará os primeiros passos na Piscicultura.

A NovagroLider realiza estudos e projectos de viabilidade agropecuária e procede à implementação dos mesmos.

Prima pela qualidade de todos os seus produtos e explora as mais diversas possibilidades nos sectores onde opera, procurando ter uma oferta altamente diversificada. Tem-se destacado, sobretudo, como principal produtora nacional de Banana, vencendo a primeira, segunda e terceira edição do prémio "Banana de Ouro", atribuído na feira da Agricultura e da Banana de Produção Nacional do Caxito.

O espírito empreendedor, a ambição e a paixão pelo sector agrícola dos seus administradores têm sido a principal alavanca do desenvolvimento da empresa. O Know-how, a constante investigação de processos produtivos inovadores, a tecnologia de ponta que utiliza e a aposta na contínua formação dos seus colaboradores, com especial ênfase na formação de quadros nacionais, são os principais factores que fazem da NovagroLider uma empresa Líder.


José de Lima Massano

Nascido em 1970, é formado em Contabilidade e Finanças, com licenciatura concluída em 1995 na Universidade de Salfor, no Reino Unido e também com mestrado na mesma área, em 1996, pela Universidade da Cidade de Londres. Foi Presidente do Conselho Executivo do BAI em 2006, estando na base da reafirmação desta entidade bancária como o maior banco privado de Angola.

Em finais do mesmo ano, foi ainda Presidente da Associação Angolana de Bancos (ABANC), Governador do Banco Nacional de Angola em 2010, em 2013 foi considerado o melhor governador de um banco central em África, distinção atribuída pela publicação económica ligada ao Finantial Times, The Banker, retornando, entretanto ao BAI em 2015.

Sob a presidência de João Lourenço voltou a ser nomeado Governador do Banco Nacional.


Lago de Carvalho

Arnaldo Lago de Carvalho nasceu na Caála, Província do Huambo, em 1948. É licenciado pela Faculdade de Economia do Porto, em Portugal. Possui o mestrado em gestão pelo Instituto de Tecnologia de Massachusets, nos Estados Unidos da América.

Nos anos oitenta, foi director de negociações da petrolífera Sonangol e assistente do seu director-geral. É membro fundador e director-geral de empresas como a Consultores Reunidos, Marítima de Serviços, Marsub e da Petrol. É fundador da Deloitte Angola, onde foi também Managing Partner.

Em 2018, foi distinguido com um prémio Sirius, na categoria de gestor do ano, pelo exercício das funções desempenhadas na empresa Ocotomar. Lago de Carvalho foi ainda professor da Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto.


VOTE E GANHE UMA ASSINATURA DIGITAL DO NOVO JORNAL

Conheça o Júri da Categoria ECONOMIA aqui

Consulte o regulamento do Passatempo aqui


Caso tenha alguma dúvida ou deseje fazer uma sugestão, envie um e-mail para [email protected]