Os Prémios NOVO JORNAL "PERSONALIDADES DO ANO - ECONOMIA" têm natureza simbólica, constituindo um testemunho de apreço e uma forma pública e solene de homenagear as personalidades que mais se distinguiram nesta categoria.
A existência deste prémio revela a firme determinação do NOVO JORNAL no reconhecimento do méritoe da excelência daqueles que contribuem para o progesso em Angola.
O seu voto informado determina o vencedor. Conheça as três personalidades por ordem alfabética aqui:
CARLOS PANZO | Professor Auxiliar do ISG
Durante 2023, publicou mensalmente artigos de opinião, - essencialmente no domínio da Política e Gestão Macroecónomica -, com temas oportunos e de grande relevância, com elevada qualidade da análise e fundamentação técnicas, identificando problemas e suas causas e propondo soluções para os mesmos, com uma visão contributiva à melhoria da economia nacional mas apartando-se de considerações de natureza objectivos política.
A sua área de investigação científica está virada para os aspectos da interconexão entre as políticas macroeconómicas e o desempenho financeiro da banca, os determinantes da rendibilidade dos bancos, a política fiscal e a financiarização em países em desenvolvimento produtores/exportadores de petróleo.
Com mais de 16 anos de carreira profissional a nível do setor público em Angola, foi técnico na Direção Nacional do Tesouro do Ministério das Finanças, Diretor da Gestão Macroeconómica no Ministério da Coordenação Económica, Diretor da Gestão da Dívida Pública do Ministério das Finanças, Administrador para Área de Negócios (Chief Business Officer) do Banco de Desenvolvimento e Secretário para os Assuntos Económicos do Presidente da República. Está no sector privado há mais 5 anos actuando como consultor económico e como investidor em diversos setores em Angola e Portugal.
Obteve o DBA - Doctor of Business Administration (2022) em Finanças na University of Manchester, o Master of Science (2015) em Finanças na London Business School, o Postgraduate Diploma (2014) em Economia na University of Essex e o Bachelor of Commerce (2003) em Economia e Finanças na University of Witwatersrand, Johannesburg.
INE - INSTITUTO NACIONAL DE ESTATISTICA
Órgão Executivo Central do Sistema Estatístico Nacional (SEN), a quem cabe a produção e difusão de informação estatística oficial de interesse geral para o Pais.
A organização tem fornecido informações relevantes para a elaboração vários projectos sociais, prevenindo assim eventual viés político. Em 2014, o Instituto Nacional de Estatística realizou o primeiro censo populacional depois da independência, dando a conhecer que são 25,7 milhões de habitantes. Em Julho, vai se realizar o censo de 2024.
MARLENE JOSÉ | CEO e Fundadora da FOODCARE
Fundadora e CEO da Foodcare, Lda., uma empresa da indústria de processamento alimentar.
É Formada em Relações Internacionais, tem longa experiência em gestão administrativa e de recursos humanos em empresas industrial e ligadas ao comércio internacional.
Com a necessidade de erradicar a insegurança alimentar, criou, em 2018, a empresa Foodcare, vocacionada no processamento de produtos naturais, com a marca "Mavu"(areia, terra, na língua nacional Kimbundu) cujo foco principal é a exportação. Começou apenas com quatro produtos, a quizaca, a muteta, o tortulho e a moamba de ginguba, mas hoje produz cerca de 25 alimentos.
Volvido cinco anos, em 2023, começou a exportar para mercados muito exigentes como os da Europa e dos EUA, ganhando assim maior visibilidade.
Natural de Luanda, de 41 anos, é a mais velha de 10 irmãos, começou a trabalhar desde cedo com a mãe, Rita Oliveira, que era pasteleira e fornecia bolos ao supermercado Jumbo, e nas férias ajudava o pai, Joaquim Pedro, que tinha o comércio de frutas e legumes.
VOTE E HABILITE-SE A GANHAR UMA DE 10 ASSINATURAS DIGITAIS ANUAIS DO NOVO JORNAL
Consulte o regulamento do Passatempo aqui
Caso tenha alguma dúvida ou deseje fazer uma sugestão, envie um e-mail para [email protected]