O acordo foi rubricado pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e pela chefe da diplomacia são-tomense, Edite Tem Jua, que é hoje recebida pelo Chefe de Estado, João Lourenço, a quem entregará uma mensagem do seu homólogo de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho.
Na sua intervenção, Téte António considerou que os dois países escreveram mais uma "página em letras de ouro da história dos laços existentes", incluindo os de consanguinidade que unem os dois povos.
O chefe da diplomacia angolana salientou que as relações de amizade e de cooperação entre os dois países estão assentes em factores políticos, históricos, culturais e geográficos, formalizados em 1978 através do Acordo Geral de Amizade e de Cooperação e da Comissão Mista Bilateral, criada em 1980.
Já a ministra são-tomense, Edite Ten Jua, afirmou que este acordo "histórico", vem materializar "o que já é uma realidade entre os povos irmãos de São Tomé e de Angola".
"Todos nós temos um amigo, um familiar, quer em Angola quer em São Tomé, este acordo vem potenciar as relações familiares, a mobilidade a nível empresarial e fomentar o turismo regional", sublinhou.