Até agora o TC já recebeu os processos de candidaturas dos partidos MPLA, UNITA, APN, e da única coligação eleitoral no País, a CASA-CE.

Na quinta-feira, 23, o TC tem na sua agenda a confirmação para entrega do Partido Humanista Angolano (PHA), de Florbela Malaquias, ex-militante da UNITA.

O Partido Nacionalista para Justiça em Angola (P-NJANGO) de Dinho Chingunji, outro antigo membro do "Galo Negro", é a única força política que falta confirmar a entrega da sua lista de pré-candidatos a deputados nas eleições gerais ao TC, por isso tem até sábado para o fazer, visto que o prazo vai até às 23:59 do dia 25 de Junho.

A única força política legalizada que abdicou de candidatar-se às próximas eleições foi o Bloco Democrático (BD), uma vez que sua direcção vai apoiar a candidatura da UNITA.

O MPLA foi o primeiro partido a formalizar a entrega da sua lista de candidatos a deputados às eleições gerais ao TC. Seguiu-se a coligação eleitoral CASA-CE (que comporta os partidos PDP-ANA, PADDA-AP, PALMA, PPA e PNSA), depois a APN e a UNITA.

Os partidos políticos e coligações de partidos desdobram-se, nesta altura, em actividades pelo País, visando a mobilização do apelo ao voto.

Segundo o TC, o prazo para entrega de candidaturas vai até ao dia 25 deste mês, e, depois desta fase, seguir-se-á o prazo para o suprimento de irregularidades ou de insuficiências.

O País conta actualmente com 12 partidos autorizados a concorrer às eleições gerais de 24 de Agosto.