"Nesta caminhada tudo tem o seu momento. Este sábado é hora de enchermos a rua com a nossa alegria, as nossas músicas e orações, velhos e novos, vamos celebrar a soberania do povo e honrar a democracia", escreveu o líder da UNITA na sua página de facebook.

"O embondeiro é uma árvore de grande porte que pode viver por muitos e muitos anos. Infelizmente, e por motivos que ainda são em grande medida desconhecidos, há vários embondeiros que estão a morrer em África, mantendo-se na paisagem, sem que seja fácil retirá-los", acrescentou.

Segundo o líder da UNITA, em Angola, como em outras geografias, a remoção de árvores de grande porte é uma tarefa que exige perícia e inteligência.

"Começa-se cortando os ramos, depois o tronco, e, no final, é ainda desejável retirar as raízes que se encontram dispersas debaixo da terra", referiu, salientando que "não é incomum ser necessário enfraquecer as raízes, troncos e ramos, mesmo quando a árvore já morta, mantém a solidez da sua estrutura".

"Uma árvore de grande porte é mais perigosa porque, já depois de morta, pode destruir casas, estradas, viaturas, pondo em perigo, até, vidas humanas", concluiu.