Depois de tomarem posse na Assembleia Nacional, vão suspender os seus mandatos, segundo apurou o Novo Jornal, entre outros, a primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço, que vai dedicar-se em exclusivo à Presidência da República, a vice-Presidente da República, Esperança Maria Eduardo Francisco da Costa, Adão de Almeida, nomeado ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República.

Manuel Júnior, ministro de Estado para a Coordenação Económica, Ana Paula Chantre Luna de Carvalho, ministra do Ambiente e Pedro Nery secretário-geral da Assembleia Nacional, também vão suspender os seus mandatos.

João Lourenço, eleito Presidente da República, mesmo tendo sido o elemento da lista de deputados mais votado pelo MPLA, não surge entre os empossados pela Assembleia Nacional devido à indicação directa para Chefe de Estado.

Vão também suspender os mandatos os 18 governadores provinciais.

Entre os 220 deputados à Assembleia Nacional nesta V Legislatura 120 são estreantes.

Carolina Cerqueira indicou Pedro Agostinho de Neri para a terceira legislatura a ocupar o mesmo cargo, o de secretário-geral da Assembleia Nacional.

Na cerimónia da tomada de posse, Agostinho de Nery disse que as grandes prioridades da sua gestão assentam na prossecução do aperfeiçoamento dos serviços técnicos e administrativos, na modernização dos serviços tecnológicos, na formação permanente de quadros e na criação de um ambiente de trabalho harmonizado.

Refira-se que a Assembleia Nacional é composta por 220 deputados , eleitos por sufrágio universal, livre, igual, directo e secreto, sendo que são eleitos nos termos que estabelece o artigo 144.º da Constituição de Angola.

Os 130 deputados são eleitos por representação proporcional em círculo eleitoral único e os 90 são eleitos pelos círculos provinciais, sendo cinco deputados eleitos em cada província.