No sábado, 19, estava prevista uma reunião entre o Sindicato Nacional dos Professores (SINPROF) e o Governo, mas o encontro negocial não se concretizou.
Em comunicado, o SINPROF confirma que a paralisação vai avante a partir das 7h00 de segunda-feira, apesar das garantias de que a classe mantém a disponibidade para retomar as negociações.
O SINPROF pede aos professores que não compareçam nos locais de trabalho, anunciando que os piquetes de greve deverão permanecer à entrada das escolas para acompanhar o cumprimento da paralisação. Apela igualmente aos directores das escolas para que tenham em conta que também são professores e que poderão beneficiar também dos resultados das reivindicações.
Segundo o SINPROF, a primeira fase da greve será de 19 dias, de 21 de Setembro a 15 de Outubro, estando a segunda fase prevista para Novembro.
O Ministério da Educação tem dito que não há motivos para os professores avançarem para a greve, numa altura em que conseguiu honrar 11 pontos plasmados no caderno reivindicativo apresentado pelo SINPROF, que reitera que não foram cumpridos os pontos-chave do acordo, entre os quais a realização de um concurso público interno de ingresso de professores para a actualização da carreira dos docentes de 2017 e 2018.
O SINPROF reafirma ainda a exigência de cumprimento, pelo Governo, dos acordos rubricados a 8 de Janeiro de 2026 entre o Ministério da Educação e o sindicato.
