Através de uma nota, divulgada na sua página oficial no Facebook, a Fundação Dr. Agostinho Neto congratula-se com a decisão do Conselho de Segurança Nacional, que reunido na última sexta-feira, em Luanda, sob orientação do Presidente da República e Comandante-Em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, João Lourenço, promoveu Agostinho Neto a general.

"A promoção apesar de tardia é um justo reconhecimento a um grande estratega e Comandante", lê-se na mensagem, que destaca o percurso do denominado "Pai da Nação Angolana".

António Agostinho Neto "liderou a luta de libertação de Angola e comandou a guerrilha do MPLA no período de 1962 a 1974 e comandou as FAPLA no período de 1974 a 1975 defendendo Angola das invasões a sul e a norte", recorda a Fundação, acrescentando que, enquanto Comandante em Chefe das Forças Armadas, o ex-Presidente organizou, entre 1975 e 1979, o Exército, a Força Aérea e a Marinha, "defendido a integridade territorial de Angola contra as invasões sul-africanas".

Lembrando que "a luta de libertação nacional foi real. Não é ficção", a Fundação Dr. Agostinho Neto explica que dá a conhecer um pouco desse percurso porque "a nova geração não tem conhecimento dos factos",

"A luta não se fez apenas nos gabinetes. Fez-se, com muita entrega, determinação e sacrifício, nas matas de Angola", assinala a nota.