De acordo com a fonte, tais mudanças consubstanciam-se na descida gradual da temperatura do ar e no aumento da pressão atmosférica e da humidade relativa.
Acrescenta que o regime e padrões do vento e de nebulosidade (obscuridade) alteram, todavia como o clima não é taxativamente igual em todas as regiões de do país, obviamente em algumas províncias a época começa mais cedo e em outras mais tarde.
E como exemplos, o INAMET cita que em Cabinda o "cacimbo" prolonga-se até Outubro, no entanto em Luanda, Benguela, Malanje, Bié, Uíge, Cunene e Lunda Sul o início e fim da época seca acontece, repectivamente, de Junho a Agosto, já nas restantes províncias (Cuanza Sul, Namibe, Huambo, Huíla, Zaire, Lunda Norte, Moxico e Cuando Cubango) é de Maio a Agosto.
Explica que isto acontece porque Angola tem um território situado geograficamente na zona climática tropical (quente) onde o seu clima é fortemente influenciado por um conjunto de factores dos quais se destaca a latitude (6 a 18 graus) e a altitude.
Há ainda a destacar a geografia, a corrente fria de Benguela e as bacias hidrográficas do Zaire, Zambeze, Cuanza, Cuando Cubango e Cunene, possibilitando assim a existência de duas estações mais ou menos bem diferenciadas, esclarece o INAMET.
Angop / Novo Jornal