Zulmira Rodrigues, que falava sobre o Perfil de Educação para Todos de Angola, na visão da Unesco, fez saber que o índice actual está 10 porcento abaixo da média da África Sub-Saharina (com feminino com 81.1).

Segundo Zulmira Rodrigues, os dados disponíveis indicam também que cerca de 20 porcento das meninas não terminam os estudos.

O fórum, a decorrer até ao dia 28 (quarta-feira), tem em carteira, como principal assunto, a analisa do alcance do género no sistema de ensino.

Os participantes no evento propõem-se igualmente o reforço e a mobilização dos diferentes actores públicos, sociais e privados, tendo em conta os objectivos de Dakar de 2000 (aceleração de educação para todos) e do Milénio (erradicar o analfabetismo) para o desenvolvimento do sistema através de convergências de ideias e de esforços.

O quadro de acção de Dakar tem como principais objectivos expandir e melhorar o cuidado e a educação na primeira infância, especialmente para as crianças mais vulneráveis e desfavorecidas, garantir que até 2015 que todas as crianças, especialmente meninas em circunstâncias difíceis e as pertencentes a minorias étnicas, tenham acesso e educação primária completa, gratuita e obrigatória de boa qualidade.

Já o movimento Educação para Todos é um compromisso global que visa oferecer educação básica de qualidade para todas as crianças, jovens e adultos. O movimento tem a sua génese na Conferência Mundial sobre Educação para Todos realizada em Março de 1990 pelas Nações Unidas.