A primeira sessão de lançamento foi realizada, no dia 11 de Novembro de 2025, em Portugal.

Em conversa com o Novo Jornal, o autor disse que esta foi a sua "homenagem à mulher angolana, no âmbito das celebrações dos 50 anos de independência de Angola".

O Centro Cultural Camões será o próximo palco com entrada livre e a apresentação vai contar com distintos momentos, nomeadamente venda e autografos, show acústico, que vai ser proporcionado pelo próprio escritor, e vai terminar com uma confraternização.

O livro que será vendido por 20 mil kwanzas, carrega consigo mais de 40 retratos de mulheres (individual e grupos) em diversas situações, e mais de 30 poemas, que expressam detalhadamente cada imagem, igualmente da sua autoria.

A obra traz poemas com os seguintes títulos, África Mãe, Extrato de um Sentimento Condicionado, Corpo-a-Corpo, Saudades da Savana e, entre outros, Noite de Estrelas no Céu.

Nos mais de 40 retratos captados em cerimónias tradicionais e não só, o autor não regista apenas rostos, mas fragmentos vivos da história angolana, onde o lenço feminino surge como ícone de solenidade e respeito.

Marcelino Kongo disse que grande parte das fotografias foram feitas na província do Bengo, onde passou a sua infância, e uma pequena parte foi tirada em Luanda, quando realizava passeios.

A obra começou como um simples registo fotográfico, onde, de forma espontânea, fotografava toda e qualquer mulher que o inspirasse e que autorizavam.

O também docente materializou o livro em Setembro de 2025, em Portugal, em colaboração com a editora Letras Lavadas Edições.

Residente em Portugal há 50 anos, Marcelino Kongo é natural do Bengo, mestre e doutor em Biotecnologia, é professor no ensino secundário, profissional e superior há mais de 30 anos.

Frequentou o curso de escrita criativa e é autor de seis livros entre eles, "Notícia de Lua", "Retalhos da Vida de um Confesso Benfiquista" e "Os Camelos dos Estábulos Unidos".