Ao Chefe de Estado Angolano, após a inauguração do empreendimento, foram dadas explicações sobre a estrutura do edifico, tendo de seguida percorrido algumas áreas que compõem o mesmo.
O edifício foi construído de raiz numa área total de 4.987 metros quadrados, localizada na Avenida Ho-Chi-Minh e comporta oito andares, duas caves, sendo uma para parqueamento e outra reservada a grandes operações estatísticas.
O espaço foi cedido pelo então Comissariado Provincial de Luanda no dia 20 de Junho de 1990, em cumprimento do Despacho Interno do Presidente da República Popular de Angola.
A construção do edifício, que apresenta um aspecto arquitectónico moderno e multifuncional, teve a duração de 22 meses e orçou 42,2 milhões de euros, 5,6 mil milhões de kwanzas.
Como órgão independente, o Instituto Nacional de Estatística foi criado em Fevereiro de 1982. Em Setembro de 1996, o INE passou a ser um instituto público, dotado de personalidade e capacidade jurídica e de autonomia técnica, administrativa e financeira.
O INE irá implementar o Censo Geral da População e Habitação, uma das tarefas mais importantes do Executivo angolano para 16 a 31 de Maio de 2014.
Lusa / Novo Jornal