De acordo com o relatório semanal do INAC, Luanda lidera as lista das 22 ocorrências de abuso sexual, com 12, enquanto Benguela registou quatro. No Huambo foram assinaladas três e no Bié, Cunene e Uíge foram registadas uma em cada província.

O INAC divulga que neste período recebeu um total de 246 queixas de violência contra crianças, com destaque para 115 de violência física, 63 de fuga à paternidade e 16 de exploração de trabalho infantil. Estas denúncias foram registadas nas províncias de Benguela, Bié, Bengo, Cunene, Huambo, Luanda, Namibe, Uíge e Zaire.

Na Província de Luanda, município de Viana, uma criança de 15 anos foi abusada sexualmente por um indivíduo e encontra-se grávida. O INAC esclarece que o caso foi encaminhado para o serviço provincial da instituição.

Já na província de Benguela, um pai de 35 anos, na ausência da mulher, ameaçava e abusava sexualmente das duas filhas de 14 e 16 anos. Este caso está a ser acompanhado pelo Comando Provincial de Benguela da Policia Nacional e pelo serviço provincial do INAC.

O INAC apela à população no sentido de denunciar qualquer atitude que coloque em causa a vida das crianças, ligando para o 15015, ou contactando através do site http://portaldacrianca.gov.ao.