Os passageiros, a partir de Joanesburgo, descrevem a situação como "acto de abandono" porque, segundo contam, não tiveram até agora informação real de quando é que sairão da África do Sul para Luanda.

Ao Novo Jornal, alguns passageiros, que falaram sobre anonimato, disseram que o voo DT 578 da TAAG, com mais de 300 passageiros a bordo, foi abortado por volta das 16:00 de Sábado, e depois remarcado para as às 01:00 de Domingo, mas nada aconteceu depois,

Os passageiros foram enviados para uma unidade hoteleira que fica a cinco minutos do aeroporto de Joanesburgo, horas depois.

Postos no hotel, continuam os passageiros, não houve lugar para todos e a TAAG não lhes deu nenhuma informação.

"Mais de 150 pessoas tiveram que voltar para o aeroporto e daí a TAAG indicou um hotel que fica a 12 minuto do aeroporto. Isto às 16:00, às 18:00, jantamos e às 22:00 fomos informados pela recepção do hotel que devíamos voltar para o aeroporto outra vez", descreveram os visados.

Por volta da meia-noite de Domingo, continuam, apareceram alguns comissários de bordo que não souberam informar as razões da demora para o embarque.

"Uma hora depois veio uma senhora informar-nos de que a demora se devia a um pneu furado no avião. Às 03:00 disseram-nos que o voo foi adiado e as 04:00, saímos do aeroporto para o hotel onde estamos até agora sem informação", explicam.

Ao Novo Jornal contaram que há entre os passageiros muitos cidadãos de outras nacionalidades que apenas iriam fazer escala em Luanda com destino para outros países.

Um cidadão português contou que apenas escalaria Luanda no Sábado com destino a Lisboa no Domingo e quer saber quem irá pagar o voo que perdeu.

"Será que a TAAG vai ressarcir os passageiros estrangeiros por essa demora e perda?", questiona o cidadão que preferiu não ser identificado.

Entretanto, um grupo de passageiros contou ao Novo Jornal esta manhã que várias pessoas foram ao aeroporto para, junto da TAAG, obter explicações de quando vão seguir viagem para Luanda, mas infelizmente não obtiveram resposta.

"Não há ninguém da TAAG no aeroporto que nos passa dar informações e não sabemos mais o que fazer", lamentam os visados.

Sobre as reclamações dos passageiros em Joanesburgo, o Novo Jornal contactou na manhã desta segunda-feira, 23, o gabinete de comunicação e imprensa da TAAG e só depois de ter sido publicada a notícia é que chegou a informação de que o problema estará, previsivelmente, resolvido ao final da tarde de hoje.