A equipa de médicos-cirurgiões para estas cirurgias grátis, na Província da Huíla, vem da República do Quénia e vai promover uma acção de formação aos médicos locais.

Preciosa Bento Pires, assistente do programa Smile Train-Angola, disse ao Novo Jornal que o propósito da organização é passar experiência aos médicos angolanos para que no futuro eles próprios possam realizar este tipo de cirurgias.

A Smile Train é uma organização sem fins lucrativos que oferece cirurgias correctivas para crianças e adultos com fissura de lábios e palatos.

Com sede no Quénia, em África, a Smile Train, que existe desde 1999 e actua em 85 países, já realizou, em Angola, 177 cirurgias grátis - 70 em 2019 e 107 e 2020.

"Agora prevemos operar 200 pacientes. E temos uma boa adesão de pessoas com este problema", disse.

Segundo Preciosa Bento Pires, o maior número de pacientes, tanto em 2019 como em 2020, foi da província de Luanda e, do número já inscrito para 2022, a capital continua a liderar.

Quanto às dificuldades, a assistente do programa Smile Train-Angola disse que as famílias sem capacidades financeiras para conseguirem transporte até ao Lubango são as mais atingidas.

"A nossa grande dificuldade é o transporte dos pacientes das províncias onde se encontram para a Huíla", lamentou.

Conforme Preciosa Bento Pires, algumas províncias disponibilizaram transportes para a desolação dos pacientes locais.

"Na Huíla mesmo que não tenham onde se hospedar, podem ficar na ONG "Crianças Feliz", que é nosso parceiro", garantiu.

As cirurgias vão decorrer de 10 a 15 de Janeiro de 2022, no Hospital Geral do Lubango, e, desta vez, segundo Preciosa Bento Pires, as cirurgias plásticas reconstrutivas serão feitas por oito médicos especialistas em cirurgia maxilo-facial do Quénia.

Segundo a assistente do programa Smile Train-Angola, a fenda labial (abertura nos lábios) é uma má formação congénita.

O lábio leporino é uma separação do lábio superior, normalmente logo abaixo do nariz, já a fenda palatina é uma abertura na parte superior do céu da boca (o palato) que causa uma abertura anómala para dentro do nariz.

O lábio leporino e a fenda palatina frequentemente ocorrem em simultâneo, e constituem os defeitos congénitos mais comuns que afectam o crânio e a face, afectando dois em cada mil bebés no mundo.

Segundo os especialistas, o consumo de tabaco, bebidas alcoólicas ou outras drogas durante a gestação pode aumentar o risco de ter um bebé com lábio leporino, ou fenda palatina.

Ter um filho com lábio leporino ou fenda palatina aumenta o risco de ter outro com esse tipo de defeito congénito.