Em nota interna, que o Novo Jornal confirmou ser real junto do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional (PN), é determinada a proibição temporária das operações "stop" bem como a montagem de barreiras, tanto de noite como de dia, na via pública por parte das patrulhas policiais.

Estão apenas autorizadas a proceder à vigilância das vias para agir em caso de acidente, com os efectivos do trânsito apenas empenhados na regulação do trafego rodoviário.

No entanto, a DTSER adverte que as operações stop poderão ter lugar desde que organizadas e comandadas a partir do Departamento de Trânsito e Segurança Rodoviária, sendo que também estas devem ser "autorizadas superiormente".

Este aviso surge numa altura em que, nas redes sociais, estão a ser divulgados vários vídeos de agentes da polícia detidos ou surpreendidos por elementos da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) a exigir dinheiro a automobilistas de forma abusiva.

É ainda divulgado numa altura em que a taxa limite de álcool no sangue foi legalmente reduzida para 1mg por litro de sangue, um valor tão baixo que existem rumores de que se tratou de uma transcrição errada para o Código Penal.