Esta alerta veio depois dos efectivos do SIC apreenderem, no interior de uma fábrica, mais de uma tonelada de produtos químicos cujas datas de caducidade se encontravam vencidas desde o mês de junho de 2023.
De acordo com o chefe do departamento de comunicação e imagem do gabinete de comunicação institucional e imprensa do SIC-geral, Peterson Cassule, "uma boa parte da mercadoria já circula nos mercados informais e formais"
O SIC vai ainda fazer um acompanhamento sobre o destino final dos produtos em termos de redes de fornecedores para se aferir quais e em que quantidade foram os produtos que chegaram aos consumidores.
Nesta operação foram apanhados em flagrante alguns funcionários a produzirem sabão e detergentes, culminando com a detenção de três cidadãos com idades compreendidas entre os 34 e os 49 anos, entre eles um de nacionalidade indiana.
Os cidadãos detidos serão encaminhados para juiz de garantia, acusados do crime de adulteração de substâncias de uso doméstico (alimentares ou medicinais).