O Banco de Leite Humano (BLH), o único no País desde a sua inauguração em Novembro de 2019, colheu apenas 133 litros de leite humano, apesar de ter uma capacidade instalada para receber, processar e armazenar 100 litros por dia.

Os 133 litros de leite referentes à colheita realizada pelo BLH desde a sua abertura foram doados por 810 mulheres voluntárias e beneficiaram 1.055 recém-nascidos, 90% dos quais internados na Maternidade Lucrécia Paim (LP), em Luanda, onde, aliás, funciona o BLH.

Ao que apurou o Novo Jornal, a razão para que o BLH apresente números abaixo da capacidade instalada, que é de 100 litros por dia, conforme a então coordenadora do centro, Elisa Gaspar, no acto de inauguração, reside no baixo número de doadoras. Caso se cumprisse com a capacidade instalada, o BLH colheria, semanalmente, 700 litros, o que daria, mensalmente, 2.800 litros e anualmente um milhão de litros de leite.

Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, pagável no Multicaixa. Siga o link: https://leitor.novavaga.co.ao/