Segundo a fonte, que não revelou dados nem a que unidade os dois efectivos da Polícia Nacional pertenciam, realçou que a operação culminou com a detenção de 13 outros cidadãos e a apreensão de 17 mil litros de combustível em diversos locais.

De acordo com a fonte, os efectivos da PN, assim como os outros elementos envolvidos no crime, foram de imediato encaminhados ao Ministério Público para os procedimentos legais.

Esta não é a primeira vez que efectivos da Polícia Nacional do Zaire são apanhados a traficar combustível para a República Democrática do Congo. Em Julho do ano passado, uma agente reguladora de trânsito foi detida quando escoltava ilegalmente para a comuna fronteiriça do Luvo, 575 litros de combustível transportados por duas viaturas.

O Tribunal da Comarca de Mbanza Kongo condenou, em Agosto último, a um ano de prisão efectiva, a agente reguladora de trânsito da PN, por contrabando de combustível.

O contrabando de combustível para a RDC, no Zaire, é uma prática constante e é feito por cidadãos de vários estratos sociais.