O Novo Jornal recebeu, mais uma vez, o selo dourado da Superbrands ao ser eleito entre uma das 26 marcas nacionais e internacionais de excelência no mercado angolano em 2019.

A distinção das Marcas de Excelência em Angola é fruto do reconhecimento dos consumidores, sendo por isso um indicador do trabalho que as marcas fazem junto dos clientes ao torná-las relevantes e parte do dia-a-dia dos angolanos. Num processo onde são avaliadas marcas oriundas de vários sectores, desde a alimentação ao sector da tecnologia de informação, passando pelos media, serviços, entre outros.

Além do Novo Jornal, outras marcas distinguidas nesta edição, a sétima, desde a sua criação em 2010, foram o Best Whisky, Cavalo Branco, CUCA, Luandina, Booster, Candando, Fidelidade, Kikovo, Luanda Medical Center, Perla, Rox, Delta Q, Ginga, Kero, Midea, NCR, Unitel, Sistec, Expansão, TPA, Ultra, Valinho, Zap, Rádio Mais e Sapo.

O jornal Expansão, o portal Sapo, a Sistec e a TPA são as únicas marcas distinguidas em todas as edições, em cerimónias onde os vencedores são agraciados com um certificado de excelência e uma estatueta.

Para Pedro Diogo Vaz, partner da Superbrands Angola, a distinção de uma marca como Superbrand é o resultado do reconhecimento que o próprio consumidor faz do trabalho e da excelência do produto. "As marcas têm um forte impacto na economia e é, por isso, muito importante que se torne visível este reconhecimento", afirmou.

O evento serviu ainda para a apresentação das principais conclusões do estudo Insights e Tendências das Marcas de Excelência em Angola, promovido em parceria com a Assertys, empresa de estudos de mercado.

A pesquisa faz uma análise detalhada aos dados recolhidos no estudo do consumidor entre 2012 a 2018 e concluiu-se que, em 2018, as marcas dos sectores de Refrigerantes, Tecnologia da Informação e Electrónica de Consumo e Automóveis assumiram maior relevância.

Em relação às faixas etárias, verificou-se que os jovens estão mais ligados às marcas nos sectores da moda e desporto, ao passo que os mais velhos optam pelos sectores de cervejas e águas.

Superbrands é uma organização internacional independente e de referência na distinção das marcas de excelência, presente em 89 países, e está em Angola desde 2011.