Opinião

A FNLA continua envolvida numa profunda crise que, aparentemente, tem na sua génese um conflito de personalidades mas pode ser mais profunda. Está para já descartada a possibilidade de se tratar de um conflito político, já que, na sua essência, o partido manteve o seu posicionamento político-ideológico.


Opinião

Desde que me encontro no Gana como "diplomata acompanhante", sou, pela segunda vez, testemunha da preparação e desenrolar de eleições gerais, autárquicas e presidenciais: primeiro em 2012 e, mais recentemente, em Dezembro de 2016.


Opinião

Todos nós em criança temos aparentes ou reais lapsos de memória. Mas, como esses lapsos são produto da nossa infantilidade a que se junta a traquinice própria da idade, não os levamos a sério. Quando, porém, esses lapsos de memória se tornam reincidentes e se confundem com mentiras, resolvem-se com uns ralhetes ou, no limite, com um puxão de orelhas e entra tudo nos eixos.



Opinião

Dear Mr. Trump, we have a wall. A big wall. A very big and great wall. It"s true and it"s fantastic. Maybe not so fantastic nowadays, but it"s ours. [Querido Mr. Trump, nós temos um muro. Um grande muro. Um enorme e maravilhoso muro. É verdade e é fantástico. Talvez não tão fantástico nos dias de hoje, mas é nosso].




Opinião

Os sucessivos casos envolvendo os grupos económicos nacionais, como a apropriação e/ou controlo de bens e serviços públicos, promiscuidade com os interesses do Estado e ainda os casos de abusos de poder, exibicionismo e impunidade, têm criado uma conflitualidade entre a sociedade em geral e esses grupos de interesses.



Opinião

Instalou-se no país, sobretudo depois do anúncio da lista de candidatos a deputados às eleições de Agosto apresentada pelo partido do Governo, uma espécie de "caos político antecipado mas controlado", tendente a baralhar - não se sabe ao certo se de forma intencional ou não - o panorama político nacional, sob alegação de um período de pré-campanha eleitoral que ameaça inclusivamente ferir alguns princípios normativos da Lei n.º 36/11, de 21 de Dezembro, a Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais, que em nenhum dos seus articulados se refere explicitamente à pré-campanha eleitoral enquanto tal.


Opinião

Outro dia, aquí em São Tomé e Príncipe, vi um local onde uma senhora estava a vender gelados. Fui lá e pedi para lavar as mãos, ela dirigiu-me para um corredor que dava para uma sala que tinha sido transformada em restaurante. No meio do edifício havia um espaço aberto até ao tecto; várias escadas levavam aos três andares da estrutura. Perguntei qual era a história por trás daquele edifício. Um pouco envergonhada, a senhora disse "era casa di branco".





Reportagem'

A vida também se escreve nas traseiras de um candongueiro

Na parte de trás dos táxis enviam mensagens escritas, por vezes bem-humoradas, "aqui vocês perdem rede", outras menos simpáticas, "ignoro todos os inchidores". São "dicas" que expõem a personalidade do taxista, mas podem esconder uma vida dura de 15 horas por dia a furar o caótico trânsito de Luanda porque sabem que, por cada quilómetro corrido, estão um quilómetro mais perto do sonho de serem donos do carro que conduzem.

Primeira Página