Novo Jornal

O "anel de fogo" que coloca a província do Namibe sob foco mundial 

As localidades de Lucira e Bentiaba, na província do Namibe, são hoje, 26, palco de um "espectáculo" único, em que a Lua vai passar em frente ao Sol, mas sem o tapar completamente, formando uma espécie de "anel de fogo". O fenómeno, designado de eclipse anular do Sol, tem início marcado para as 16 horas, 15 minutos, 20 segundos e três décimos de segundo, e está a ser estudado por uma equipa de quatro cientistas franceses.

Sociedade

A escassez de alimentos levou a cadeia da Cacanda, no Dundo, província da Lunda Norte, a cortar uma das refeições diárias da população prisional, revelou o sub-inspector prisional da Direcção Provincial dos Serviços Penitenciários, Avelino Lamba.


Sociedade

Os salários de todas as categorias da Função Pública vão ser aumentados até Junho, anunciou hoje o Executivo, adiantando que os ajustes vão aplicar o princípio da discriminação positiva. Ou seja: os salários mais baixos terão uma subida maior do que os mais altos.


Sociedade

Apesar de algumas vozes se terem erguido em prol da descriminalização do aborto, a interrupção voluntária da gravidez continua a ser crime no país, punível até 10 anos de prisão à luz do novo Código Penal, cuja proposta de lei foi ontem aprovada na Assembleia Nacional. Já os crimes mais graves continuam a merecer no máximo 25 anos de cadeia, sentença que, em casos de reincidência pode ser agravada até aos 30 anos.


Sociedade

Um grupo de sindicalistas de vários sectores quebrou o silêncio, esta semana, para denunciar algumas atrocidades que dizem estar a enfermar o movimento sindical e o ambiente laboral angolano. Os sindicalistas queixam-se de perseguições, detenções, ameaças e despedimentos anárquicos por parte das entidades patronais.


Sociedade

Um cidadão de 35 anos de idade terá violado e engravidado a sua própria filha de 15 anos, no município da Samba, Luanda, num contexto de prolongados abusos, conforme relataram familiares da menina ao Novo Jornal online.








Sociedade

Guardas prisionais de uma cadeia nos arredores de Luanda alvejaram um recluso para impedir a fuga do estabelecimento prisional, enquanto outro também ficou ferido, informou hoje à Lusa fonte dos Serviços Penitenciários de Angola.



Sociedade

Quando o encontraram, os investigadores perceberam que era da família das jágaras (Galago), um primata relativamente comum na África subsaariana e abundante nas florestas austrais do continente, mas depois deram conta que estavam perante uma nova espécie.


Reportagem'

Novas centralidades, velhos problemas... do fascínio à frustração

Depois da atracção inicial, a Centralidade do Sequele, Cacuaco, como nas outras erguidas na periferia de Luanda, assistiu a uma corrida aos seus apartamentos, mas, agora, começam a surgir os problemas e, em muitos casos, a frustração que leva à saída de moradores porque não conseguem suportar os custos do ensino dos filhos, os hospitais estão longe... sem esquecer a despesa mensal com o combustível.

Primeira Página