Economia

Menos de seis meses depois de ter sido nomeada presidente do conselho de administração (PCA) do maior banco estatal, Cristina Florência Dias Van-Dúnem foi afastada do cargo, assumido a partir de agora por Ricardo Viegas D'Abreu, que vai acumular com as funções de presidente da comissão executiva. A substituição foi decidida na passada sexta-feira, 24, em assembleia universal de accionistas do Banco de Poupança e Crédito (BPC).


Economia

Depois da mina do Lulo, na Lunda Norte, gerida pela australiana Lucapa Diamond Company, ter concentrado as atenções do sector mundial dos diamantes ao chegar a um preço médio por quilate de quase três mil dólares, em 2016, a mesma empresa volta a brilhar com a sua exploração de Mothae, no Lesoto, onde o quilate ultrapassa, em média, os mil USD.





Economia

Angola é o país do mundo onde o custo da dívida é maior face às receitas arrecadadas, de acordo com os cálculos da Organização Não Governamental 'Campanha pelo Jubileu da Dívida' (JDC), que também coloca Moçambique na lista.



Economia

O Banco Pungo Andongo (BPAN) está quase falido. Em causa está a falta de fundos que permitam assegurar a sustentabilidade da instituição, revelou ao NJ uma fonte do banco. A instituição tem como PCA o empresário Jorge Gaudens Pontes Sebastião, vezes sem conta referenciado como um dos testas-de-ferro de Zenu dos Santos, filho do Presidente da República.


Economia

Nas primeiras 11 semanas de 2017, os EUA compraram a Angola uma média de 56.000 barris por dia de petróleo bruto, equivalente a pouco mais de 3% da produção diária nacional, o que representa uma inversão da evolução verificada no ano passado, quando as vendas de crude para os EUA cobriam mais de 10% da produção petrolífera angolana.



Economia

A petrolífera nacional contesta, através de um extenso comunicado divulgado esta tarde, o conteúdo do artigo "Os salários e honorários secretos da Sonangol", publicado por Rafael Marques no portal "Maka Angola". De acordo com a concessionária estatal, o texto do jornalista, reproduzido por várias publicações no país e no estrangeiro, "não tem qualquer fundamentação" e visa apenas "atacar a reputação" de Isabel dos Santos, "no âmbito da perseguição pessoal que vem desenvolvendo há vários anos".


Economia

O general Leopoldino Fragoso do Nascimento, "Dino", defende, num artigo de opinião publicado na revista sul-africana African Business Review, a importância de as empresas apostarem na responsabilidade social em Angola. Como exemplo, o presidente do grupo Cochan, que tem no seu portfólio de investimentos os supermercados Kero e o projecto agro-industrial Biocom, aponta os seus próprios negócios.


Reportagem'

A vida também se escreve nas traseiras de um candongueiro

Na parte de trás dos táxis enviam mensagens escritas, por vezes bem-humoradas, "aqui vocês perdem rede", outras menos simpáticas, "ignoro todos os inchidores". São "dicas" que expõem a personalidade do taxista, mas podem esconder uma vida dura de 15 horas por dia a furar o caótico trânsito de Luanda porque sabem que, por cada quilómetro corrido, estão um quilómetro mais perto do sonho de serem donos do carro que conduzem.

Primeira Página