Dotar o aeroporto da Catumbela de "personalidade internacional", passa primeiro pela construção de terminais de carga, que permitam exportar mercadorias de avião, nomeadamente peixe e hortícolas, para conquistar os mercados externos e, ao mesmo tempo, aliviar a pressão sobre o aeroporto de Luanda, antecipou o governador Isaac dos Anjos.
"Se formos já para o transporte de carga, chegaremos mais rapidamente à internacionalização do aeroporto", defendeu o governante, em declarações à Rádio Nacional.
Nesse sentido, estão já em curso contactos com a South African Airlines para inaugurar uma ligação directa à cidade sul-africana de Durban, com a qual Benguela tem um acordo de geminação (intercâmbio).
"Temos de ser uma cidade do mundo, modernizada e com visão", projectou Isaac dos Anjos, de meta apontada para o futuro: "Estamos a ultimar um processo para desenvolvermos Benguela como a pérola do Atlântico Sul".
Além da parceria com Durban, o governador lembra que Benguela tem um acordo de geminação com outra cidade sul-africana: Pietermaritzburg.