Tomás Silva afirmou este facto à imprensa durante o encontro de balanço da visita de três dias efectuada a esta província terminada quinta-feira.
O deputado avançou ser um projecto de natureza estruturante que implica uma engenharia financeira avaliada em cerca de 60 mil milhões de Kwanzas, cujo valor está a ser empregue nesta infra-estrutura.
"É o primeiro passo que tinha que ser dado e Cabinda felizmente tem este passo garantido. Mais de 40% deste projecto será assegurado pelo executivo e os demais serão da responsabilidade de uma entidade privada ", disse.
Sublinhou que o porto de águas profundas para Cabinda, a ser construído na localidade do Caio Litoral, faz parte do programa estruturante dos cinco projectos que vão converter a província num entreposto para concorrer com a zona de Baixo Congo.
Tomás Simão da Silva disse que esta província tem cinco programas estruturantes aliados aos projectos de electrificação da cidade de Cabinda, a construção do campus universitário e a construção do entreposto provincial.
Disse que "a deslocação valeu a pena porque permitiu no fundo considerar aquilo que é Cabinda de ontem e o que é hoje e o que será amanhã".
Angop / Novo Jornal