Em relatório a que o NJ teve acesso em Luanda, a Maersk assinala um retorno sobre o capital investido (ROIC) de 10,2%, enquanto o lucro subjacente foi de 1,1 mil milhões USD, com decréscimos na Maersk Line, Maersk Oil e APM Terminals e aumentos para a Maersk Drilling e APM Shipping Services. "Num trimestre marcado por taxas inferiores dos contentores e um preço mais baixo, o grupo Maersk alcançou um resultado satisfatório com um lucro subjacente de 1,1 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões USD) e manteve a expectativa de um resultado subjacente de cerca de 4 mil milhões para o ano", salientou o CEO do grupo, Nils Smedegaard Andersen.

"Reiteramos a nossa directiva estratégica, segmentando um crescimento rentável, através de um desempenho top-quartil e um ROIC acima dos 10% ao longo do ciclo em todas as unidades de negócio. A flutuação no preço do petróleo tem tido uma influência negativa nos mercados petrolíferos e offshores, como em países dependentes do petróleo. As perspectivas para a Maersk Oil, Maersk Drilling, a APM Terminals e a APM Shipping Services sofreram alterações onde as metas de lucro e de crescimento, anunciados anteriormente, serão substituídos por planos de adaptação ao ambiente actual. O balanço patrimonial permanece forte, tendo a administração decidido lançar um programa de recompra com o objectivo de 1 bilião USD", disse o CEO, comentando o relatório.

As receitas do grupo diminuíram na ordem dos 1,4 mil milhões USD (11,9%), devido ao preço mais baixo do petróleo e às taxas médias inferiores de frete dos contentores mais baixas. As despesas operacionais diminuíram na ordem dos 966 milhões de dólares, devido principalmente aos preços mais baixos das carvoeiras e iniciativas de redução de custos, adianta o documento.

O fluxo de caixa das actividades operacionais manteve-se a um nível elevado, na ordem dos 1,8 mil milhões de dólares, enquanto o grupo continua a investir no crescimento rentável, com um fluxo de caixa líquido usado para despesas de 1,7 mil milhões de dólares de capital, excluindo a venda de acções do Danke Bank, na ordem dos 4,8 milhões de dólares, ressalta. Num outro desenvolvimento o relatório dá a conhecer que, com um rácio de endividamento de 59,7% (61,3% a 31 de Dezembro de 2014) e uma reserva de 9,4 mil milhões de dólares (11,6 mil milhões USD a 31 de Dezembro de 2014) o grupo mantém uma forte posição financeira, conseguindo alcançar metas bem traçadas de política financeira.

A Maersk Line reporta um lucro subjacente de 507 milhões de dólares e um lucro subjacente de 543 milhões USD. Apesar de um decréscimo acentuado na taxa média de carga de cerca de 14,1%, a Maersk Line entregou um ROIC de 10,1% (10,8%) com base na estratégia de liderança de custo.

Nesse sentido, o fluxo de caixa das actividades operacionais foi de 873 milhões de dólares e o fluxo usado para despesas capital foi de 488 milhões de dólares, deixando um fluxo livre de 382 milhões de dólares. Enquanto isso, a Maersk Oil obteve um lucro de 137 milhões de dólares (perda de 1,4 mil milhões USD) com um lucro subjacente de 315 milhões USD. O ROIC foi de 9,2% (negativo de 96,6%).

A Maersk Oil projecta que os custos operacionais líquidos, excluindo a exploração, serão reduzidos em 10% até ao final de 2015 em comparação com 2014, em linha com a redução traçada de 20% até ao final de 2016. O decréscimo do preço do petróleo resultou numa baixa significativa de volumes importados da África Ocidental e da Rússia, parcialmente compensados pelo volume de ramp up em Santos, Brasil.

Iniciativas de melhoria de receita e redução de custos têm sido implementadas em todo o portfólio global, com ganhos de mais de 100 milhões USD no primeiro semestre de 2015. No entanto, o impacto das condições adversas do mercado foi apenas parcialmente mitigado, indica ainda o documento da Maersk. Relativamente à Maersk Tankers, esta obteve um lucro de 35 milhões USD (equivalente a uma perda de 2 milhões USD) e um ROIC de 8,9% (negativo de 0,5%).

O lucro subjacente foi de 39 milhões USD (que corresponde a um prejuízo de 1 milhão USD). Já a Damco lucrou 7 milhões USD e um ROIC de 8,9% (negativo de 25,8%). O lucro subjacente foi também de 7 milhões USD. A Svitzer obteve um lucro de 32 milhões USD (32 milhões USD) e um ROIC de 11,6% (8,5%). O lucro subjacente foi de 27 milhões USD.