João Lourenço vai estar apenas algumas horas na província de Benguela, nas localidades de Biopio e da Baia Farta, como foi anunciado pelos serviços de imprensa da Presidência da República.

Este é um dos maiores parques fotovoltaicos da África subsaariana quando estiver totalmente concluído, sendo que desta feita, o Chefe de Estado vai inaugurar duas das sete unidades previstas, cujo valor total, como foi anunciado em Março, é de 524 milhões USD.

É um projecto promovido pelo consórcio constituído pela portuguesa MCA e pela Sun Africa LLC, especialista em projectos de energia renovável dos Estados Unidos, financiado pela Swedish Export Credit Corporation (SEK) e apoiado pelos governos da Suécia e dos Estados Unidos, e tem como construtora a MCA - Manuel Couto Alves.

A Sun Africa LLC explicava em Março de 2021 que este projecto vai produzir 188 Mw de electricidade e terá extensões noutras províncias do País, chegando aos 370 MW quando estiver integralmente criado.

Recorde-se que este projecto aparenta ter uma importância estratégica para os EUA, como ficou demonstrado quando, a 26 de Julho, o Presidente Joe Biden, na Alemanha, em Elmau, na reunião do G7, anunciou que Washington investiu nele 200 milhões USD, fazendo parte de uma iniciativa público-privada.

O Ministério da Energia e Águas explicou em comunicado que este projecto, integrado no Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022, vai permitir fornecer energia eléctrica a 1,5 milhões de pessoas.