Segundo o banco central, as vendas de divisas dos provedores regulares, nomeadamente as empresas dos sectores petrolífero e diamantífero realizadas na plataforma da Bloomberg, as vendas do Tesouro Nacional e as intervenções do BNA permitiram aos bancos uma compra média mensal de cerca de 600 milhões USD, e cerca de 200 milhões USD de outros clientes fora da plataforma.
Essa disponibilização de divisas permitiu aos bancos comerciais, de acordo com o relatório, executar as operações no mercado secundário para pagamentos a não residentes, sobretudo no que se refere às operações de empresas e particulares.
O BNA salvaguarda, no entanto, que "não obstante a venda de divisas dos bancos comerciais, observou-se um aumento da procura no segundo trimestre de 2024, o que terá influenciado no comportamento da taxa de câmbio".
segundo o BNA, os bancos comerciais adquiriram moeda estrangeira num montante superior ao semestre anterior, contudo, o montante adquirido foi inferior ao registado no mesmo período de 2023.
A taxa de câmbio do Kwanza em relação ao Dólar dos Estados Unidos registou uma estabilidade na primeira metade do semestre e uma depreciação na segunda, tendo encerrado o período com uma depreciação acumulada de 2,9%, refere igualmente o relatório.