A exploração e gestão da rede antes detida pelos generais Manuel Hélder Vieira Dias Júnior 'Kopelipa' e Leopoldino Fragoso do Nascimento 'Dino' foi atribuída à empresa Anseba, que está no mercado nacional há 10 anos, isto apesar de a Alimenta Angola "ter exercido o seu direito para contestar a decisão preliminar da Comissão de Avaliação", escreve o Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) em comunicado.
No documento, o IGAPE afirma que a "contestação incidiu sobre uma reavaliação das componentes corporativa e técnica que já tinham sido objecto de avaliação anteriormente e não foram contestadas de forma tempestiva, mas, ainda assim, a comissão de avaliação levou em consideração tais argumentos, o que implicou uma melhoria na respectiva pontuação".
De acordo com a avaliação feita pela comissão, o resultado no final consagra o concorrente ANSEBA LDA como vencedor, com uma pontuação total de 66,2 pontos.
"O concurso público para a cessão do direito de exploração e gestão da rede de supermercados e hipermercados Kero cumpriu com toda a tramitação administrativa necessária e considera-se em conformidade com o respectivo Programa e com a Lei dos Contratos Públicos", lê-se no mesmo comunicado.
De referir que o jornal Expansão avançou, a 19 de Novembro, que a decisão da Comissão de Negociação do concurso público foi favorável ao grupo eritreu Anseba, que deixou para trás os franceses do Carrefour, os sul-africanos da Shoprite e os antigos donos do Kero, sendo o processo coordenado pelo Instituto de Gestão de Activos e Participação do Estado (IGAPE).