Decorridos 20 dias, e comparativamente ao cenário dos finais e princípios de cada mês, a situação a nível da província de Luanda continua a mesma e os bancos que têm a responsabilidade de abastecer os caixas automáticos nada dizem a respeito do problema que caminha para o primeiro mês de forma ininterrupta.
Em finais de 2023, o Banco Nacional de Angola (BNA) decretou medidas para acabar com as enchentes nos ATM, mas segundo os cidadãos, essa medida continua a não se fazer sentir em quase nenhuma das instituições bancárias.
Desde o final do mês de Julho, até agora, os cidadãos têm várias dificuldades para encontrar dinheiro nos Multicaixas.
A empresa que gere o serviço, a EMIS, assim como o Banco Nacional de Angola (BNA), face a essas dificuldades que os cidadãos enfrentam, continuam em silêncio.
"Deve haver uma explicação do Governo, por que assim não dá. Até agora ninguém diz nada, mas afinal o que se está a passar?", interrogam-se as pessoas a quem o Novo Jornal indagou nas ruas de Luanda esta terça-feira.
A maioria dos Multicaixas, assim como algumas agências bancárias, quase não têm sistema, e, sobre as que têm, os cidadãos reclamam da morosidade no atendimento.
As filas para levantar dinheiro das máquinas nos finais e princípios do mês não são novas, mas nos restantes dias do mês era possível fazer levantamentos, o que leva as pessoas a perguntaram-se "o que se passa afinal"?
Nem mesmo no centro da cidade, a famosa "baixa", onde existem centenas de postos com ATM, não há dinheiro, para espanto de muitos cidadãos.
O Novo Jornal fez, esta terça-feira 20, uma ronda por diversos ATM e constatou que não há dinheiro em quase nenhum dos Multicaixas, e nos que há, existem filas infindáveis.
No dia 1 de Janeiro último, o BNA havia assegurado que "penalizaria" os ATM sem dinheiro, para incentivar os bancos a disponibilizarem mais dinheiro nos ATM, mas tal medida continua a não surtir efeito na prática.
Ao Novo Jornal, vários cidadãos reclamaram que a falta de dinheiro nos ATM acontece desde o passado dia 31 de Julho, afirmando que está difícil encontrar um Multicaixa com dinheiro sem passar por extensos períodos nas longas filas.
Entretanto, a Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) tem reiterado que é responsabilidade dos bancos efectuarem os carregamentos dos ATM e que a instituição nada tem a ver com as longas filas que se verificam nos Multicaixas.
Sobre o assunto, o Novo Jornal tentou ouvir alguns bancos, mas sem sucesso, alegadamente, por falta de autorização.