As sondagens que deixam em maus lençóis Jair Bolsonaro foram divulgadas num espaço temporal de duas semanas, uma da DataFolha, que é o Instituto de Sondagens do Folha de S. Paulo, na semana passada, e uma do Ipec, uma empresa de pesquisa e consultoria criada em Janeiro deste ano, divulgada na quarta-feira.

Em ambos os estudos de opinião, Lula da Silva, de 75 anos, que governou o Brasil durante oito anos, até 2010, surge claramente à frente de Bolsonaro, a ponto de garantir a eleição à primeira volta do líder histórico do Partido dos Trabalhadores (PT).

Lula, que esteve quase a não poder concorrer devido a prolemas na justiça, dos quais se libertou há já alguns meses, estando disponível para procurar um regresso ao Palácio do Planalto, é apresentado com uma vantagem de mais de 20% em relação a Bolsonaro, cuja recandidatura já foi assumida, nos vários cenários apresentados aos entrevistados pelo IPEC.

A sondagem da DataFolha, com data de 18 de Setembro, consolida estes resultados, apontando Lula como obtendo a preferência de pelo menos 46% dos eleitores, o que significa que, nesta corrida às Presidenciais de 2022, Bolsonaro aparece como estando seriamente em risco de fica pelo caminho.

Estas duas sondagens mais recentes estão igualmente em linha com a generalidade das que foram realizadas nos últimos meses, desde que Lula reganhou o estatuto de elegível.