Será vital começar pelas amplas costas, que em termos humanos poderia assemelhar-se a ter costas largas. Costas que o protegem de ataques de outras espécies menores ou no caso dos seres humanos, uma espécie de escudo protector com poderes para poder fazer o que bem entender. É, igualmente, interessante que há também um significado diferente que indica que costas-largas é a pessoa a quem se atribui a culpa toda.
Os caranguejos, para crescerem, necessitam de perder a sua casca antiga para criar uma nova, isto é, têm apenas uma casa de cada vez. Largam uma para conseguir outra. Outra curiosidade está na etimologia do nome do caranguejo que tanto o latim como o grego apontam para uma palavra que origina do cancro. Um grupo de doenças que invade o corpo e se espalha pelo corpo, silenciosamente, podendo levar anos a ser detectado. Por vezes é benigno mas muitas vezes maligno.
Os caranguejos são animais decápodes, uma vez que possuem cinco pares de patas (dez patas, para quem a matemática esteja enferrujada e desconheça o significado de produto). Normalmente, o primeiro par transforma-se em fortes pinças. Estas patas ajudam na locomoção, defesa e captura de alimentos. Não é conhecida a capacidade os caranguejos para a música e, portanto, raramente é visto numa banda musical.
Outro facto curioso é a sua capacidade em movimentar-se em qualquer direcção. Por norma, locomove-se lateralmente, talvez numa demonstração da sua capacidade de animal todo-o-terreno. É um animal superarticulado e faz movimentos bem coordenados, escondendo-se quando há perigo iminente. Bem, nem sempre. Por vezes tenta fugir mas é apanhado.
Também é um animal capaz de ingerir vários tipos de alimentos, portanto um comilão. E como já dizia o refrão de Zeca Afonso "eles comem tudo e não deixam nada". Claro que não se referia aos caranguejos, mas a carapuça serve.

Todavia, não são conhecidos os seus talentos para carregar malas, ainda por cima malas pesadas. Bom, também não se sabia que os cágados conseguiam subir árvores. Coisas da natureza! Tantas patas. Tantas malas. Será malapata?