Tal como noticiou o Novo Jornal (http://novojornal.co.ao/artigo/78464/comunicacao-social-unita-prepara-lancamento-de-televisao), a necessidade de um canal televisivo foi justificada pela UNITA, pelo seu dirigente Victor Hugo Ngongo, porque o seu partido se sente numa "concorrência desleal em relação ao seu principal adversário político, o MPLA, que tem usado os meios de comunicação públicos para alcançar os seus desideratos políticos".
Rubem Sicato garantiu ao Novo Jornal online que a TV Raiar, designação escolhida para o canal de televisão da UNITA, irá para o ar em breve, e desmentiu as informações que davam conta sobre um mal-entendido com a empresa sul-africana MultiChoice.
"Já temos uma solução encontrada e em breve teremos o canal da TV Raiar no ar. Só não posso adiantar quando porque ainda estamos a providenciar algumas coisas", afirmou, acrescentando que o "Galo Negro" tem como objectivo manter o seu próprio canal "devido ao pouco espaço de antena que a imprensa pública tem cedido à UNITA".