Adalberto da Costa Júnior, líder do principal partido da oposição, nomeu Bastos Nagangaue para a província do Kuando, Osvaldo Júlio foi despachado para a província do Icolo e Bengo e Albino Miguel é novo secretário na província do Moxico Leste.

Na província do Moxico foi nomeada Elizete Ngueve, por cauda de o actual secretario Afonso Baptista Ndumba, de 68 anos, estar a contas com a justiça.

O líder da UNITA disse, na cerimónia da tomada de posse, que "o país vive um tempo que exige coragem, organização e acção estratégica. Os desafios são muitos - e entre eles, as eleições de 2027 ganham especial destaque".

"Pelo que, é essencial prepararmo-nos com seriedade, profundidade e espírito de unidade", referiu Adalberto Costa Júnior.

"Aos novos secretários, desejo força e sabedoria. Que este novo ciclo seja pautado pela escuta activa às comunidades, pelo fortalecimento das estruturas locais e pela construção de pontes com todos os angolanos para a mudança de regime que tanto almejamos", acrescentou.

Refira-se que Angola, com uma extensão territorial de 1 247 000 Km2 conta agora com 21 províncias, fruto da Nova Divisão Política Administrativa que começou a vigorar 01 de Janeiro de 2025.

Icolo Bengo (que surge da divisão da província de Luanda), Kuando (que surge da divisão do Kuando Kubango), e Moxico Leste (que emerge da divisão da província do Moxico).

O País passou também de 164 para 326 novos municípios e 378 comunas.