O Presidente da República assumiu esse compromisso ao intevir no painel sobre Energia Limpa em África, no quadro da Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi 2023.

Actualmente Angola produz 76 por cento de energia a partir de fontes amigas do ambiente, sendo África o continente que menos polui, emitindo 25 por cento de gás com efeito estufa.

Na sua intervenção, o Estadista angolano informou que o país traçou acções complementares no domínio da gestão sustentável.

"Estamos a contruir uma grande barragem hidroeléctrica que vai adicionar 2.3 gigawatts de energia hidroeléctrica", referiu, adiantando que a médio prazo a meta é produzir mais 1.2 gigawatts de energia a partir de parques solares.

Perante uma plateia atenta, João Lourenço reiterou a determinação de Angola continuar comprometida com a acção climática e com a adopção de um modelo de desenvolvimento de baixo carbono.

Anunciou, na ocasião, que Angola está a dar os primeiros passos para produzir hidrogénio verde e que o país está aberto à produção de energia eólica.

Por outro lado, informou que, a par da produção, Angola está empenhada na construção de novas linhas de transportação de energia para os diferentes recantos do país.

O Presidente João Lourenço deixou claro que um dos objectivos de África é alcançar a industrialização nas próximas décadas.

Alertou, entretanto, que apesar desse objectivo, o continente não deve repetir o que aconteceu em outras partes do mundo em que o processo de industrialização causou consideráveis danos ambientais.

Quanto à realização da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28), que os Emirados Árabes Unidos vão acolher em Novembro, o Presidente João Lourenço disse encarar o evento com muita esperança.

Durante a abordagem no painel sobre Energia Limpa em África, o Chefe de Estado angolano encorajou a transição para a energia não poluente.

João Lourenço interveio no painel ao lado do homólogo da Zâmbia, Hakainde Hichilema