A reunião de carácter extraordinário deverá ser orientada pelo ministro angolano da Defesa, João Lourenço, na qualidade de presidente em exercício deste comité ministerial.
Este encontro está ser antecedido por um outro a nível de chefes de Estado Maior General e dos chefes dos Serviços de Informação deste organismo regional que decorre desde hoje na capital.
O mesmo que decorre sob orientação do chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, general de Exército Geraldo Sachipengo Nunda, termina ainda no fim da tarde desta segunda-feira.
A República de Angola, na pessoa do seu Presidente, José Eduardo dos Santos, assume por dois anos a presidência rotativa da CIRGL, cujo mandato iniciou em Janeiro de 2014.
A CIRGL foi criada após os conflitos políticos que marcaram a região dos Grandes Lagos, em 1994, cujo resultado marcou o reconhecimento da sua dimensão e a necessidade de um esforço concentrado com vista à promoção da paz e do desenvolvimento na região.
Fazem parte da CIRGL Angola, Burundi, República Centro -Africana, República do Congo, República Democrática do Congo, Quénia, Uganda, Ruanda, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia.
Angop/NJ