O grupo parlamentar da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), considera igualmente que a realização desta cerimónia representa a "coisificação" da fé", assim como "a instrumentalização da religião para propósitos contrários à doutrina social da igreja".

Em comunicado de imprensa, o grupo parlamentar da UNITA escreve que tomou conhecimento da situação através de um vídeo colocado a circular nas redes sociais que "apresenta um grupo de mais de uma dezena de religiosos, maioritariamente ajoelhados, a fazerem orações na sala principal do plenário do parlamento".

Segundo a UNITA, a cerimónia foi realizada na semana passada e os seus promotores "demonstraram, mais uma vez, desrespeito à Constituição da República e à lei".

O grupo parlamentar da UNITA "vem, por este meio, denunciar e condenar energicamente este ato que mais uma vez revela desconhecimento dos fins dos órgãos de soberania do Estado, uso indevido das instituições do Estado pelo partido no poder em benefício próprio", lê-se no comunicado.

Para a UNITA, que "exige" que Fernando da Piedade Dias dos Santos "Nandó", "apure responsabilidades", tal acto representa ainda a desvalorização dos órgãos da Assembleia Nacional.