O anúncio foi feito pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, que se encontra em Manama, Bahrein, onde participa na 146.ª Assembleia Geral da União Interparlamentar.

Refira-se que o Governo angolano anunciou no sábado, 11, o envio de um contingente militar para o leste da República Democrática do Congo (RDC), em apoio às forças de manutenção de paz na região.

O destacamento ainda precisa de ser aprovado pela Assembleia Nacional angolana.

O anúncio divulgado na conta de Facebook da Presidência e na Rádio das Nações Unidas esclarece que a unidade tem como objectivo principal "assegurar as áreas de acantonamento dos elementos do M23 e proteger os integrantes do Mecanismo Ad Hoc de Verificação", sem especificar o número de soldados.

Esta declaração de Angola veio horas depois de o grupo rebelde M23 ter anunciado a sua retirada de múltiplas áreas sob o seu controlo, num momento em que os confrontos entre o movimento e o exército congolês voltaram a ocorrer nos arredores de Goma, no leste do país.

A comunicação oficial do presidente João Lourenço assevera que foi tomada a iniciativa de informar os líderes da região sobre o seu destacamento no quadro da coordenação entre os processos de Luanda e Nairobi para trazer a paz, bem como o bloco regional das Nações Unidas, União Africana e Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).