Face à situação, os participantes apelaram, na declaração final do encontro, ao empenho colectivo do Estados Maiores Membros da GIRGL para a gestão e a resolução de conflitos na região.

Os participantes a Vigésima Sessão Ordinária do Comité Executivo do Fórum Parlamentar da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos, instaram aos Estados Membros a respeitarem o protocolo do CIRGL de Não-Agressão e Defesa Mútua, particularmente a questão de não permitir o uso do seu território como base para subversão ou agressão contra outros Estados.

O comité executivo incitou todos os partidos políticos e candidatos às eleições gerais de 2020 da República do Burundi a rejeitarem todas as formas de violência e a exercerem máxima contenção nas suas declarações, a fim de preservar a paz no país.

A reunião de Luanda manifestou o seu apoio à implementação de acordos de paz e à declaração de cessar-fogo permanente, de Junho de 2018, que levou à redução da violência na República do Sudão do Sul e à implementação de medidas para o reforço da confiança entre os signatários do referido acordo.

Saudou igualmente a assinatura do acordo entre o conselho militar de transição e a oposição da República do Sudão, augurando que este acordo conduza o País à estabilidade.

Por último, na declaração final pode ler-se que a reunião aprovou a proposta de agenda da décima Sessão Ordinária da Assembleia Plenária e confirmou que a referida sessão será realizada de 10 a 13 de Dezembro, no Burundi, sob o tema "Cooperação para a Prevenção de Conflitos".