João Lourenço exonerou do cargo Paulo de Almeida depois de ouvido o Conselho de Segurança Nacional.

O Comissário-Chefe Arnaldo Manuel Carlos, para assumir o posto de comandante-geral da PN deixou o cargo de director-geral do Serviço de Investigação Criminal.

João Lourenço nomeou ainda o Comissário de Investigação Criminal Pedro Lufungula, agora ex- director do Departamento de Combate ao Crime Organizado do Serviço de Investigação Criminal, para o cargo de director-deral adjunto do Serviço de Investigação Criminal.

São exonerados o Comissário de Investigação Criminal António Paulo Bendje, do cargo de Director Geral Adjunto do Serviço de Investigação Criminal;

O comissário de investigação criminal António Paulo Bendje foi promovido ao posto policial de Comissário-Chefe de Investigação Criminal, deixando o cargo de adjunto-geral do SIC.

Arnaldo Carlos é o 4º comandante-geral da PN desde que João Lourenço assumiu o poder.

Antes dele, estiveram a comandar a polícia Ambrósio de Lemos, que deixou a corporação em Novembro de 2017, tendo-lhe sucedido Alfredo Eduardo Mingas "Panda", cuja exoneração aconteceu em Julho do ano seguinte, data a partir da qual Paulo de Almeida assumiu o comando da PN, até esta segunda-feira, 17 de Janeiro de 2022.

Arnaldo Manuel Carlos entrou na PN em 1986, tendo desempenhado cargos diversos na estrutura hierárquica da corporação, onde chegou, em 2015, a director do Gabinete de Estudos e Análise da PN.

Foi ainda comandante da PN na Huíla, cargo a que chegou em 2015, tendo, daí, transitado para Luanda onde foi, até agora director-geral do Serviço de Investigação Criminal.

Esta exoneração de Paulo de Almeida sucede quando, segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores avança que o oficial se encontrava em Brazzaville, Congo, integrando uma comitiva angolana chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, onde está ainda o ministro do Interior, que tutela a PN, Eugénio Laborinho, da Defesa, João Ernesto dos Santos, e o CEMGFA, general António Egídio de Sousa e Santos.

Esta comitiva deslocou-se ao país vizinho para participar, hoje, 17, no Conselho de Ministros da CEEAC para, entre outros assuntos, trabalhar na preparação da agenda da 20ª Sessão Ordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Central, a ter lugar na próxima quarta-feira, dia 19, na capital congolesa.