Mais do que uma vitória diplomática do Presidente João Lourenço, a visita de Joe Biden a Angola é um marco histórico nas relações entre Luanda e Washington, assim como uma soberba oportunidade para o reforço das parcerias económicas.
Desde que assumiu o poder em 2017, João Lourenço tem dado sinais de aproximação a Washington, um "namoro" consolidado com a visita, em Novembro do ano passado, do Presidente angolano aos Estados Unidos, onde foi recebido na Casa Branca, e que agora vai ser selado com a vinda Joe Biden.
Neste especial informação dedicado à visita de Joe Biden a Angola, a realizar-se de 13 a 15 de Outubro - a primeira de um Chefe de Estado americano - o Novo Jornal faz uma incursão pelas mais variadas vertentes das relações entre os dois países e analisa o impacto dessa deslocação, cujo anúncio foi recebido com furor em meios políticos ligados ao poder, fazendo recordar o dia em que o democrata Bill Clinton, o 42.º Presidente norte-americano, anunciou o reconhecimento de Angola pelos EUA, notícia que foi marcada com passeatas de rua.
Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, pagável no Multicaixa. Siga o link: https://leitor.novavaga.co.ao/