"Estamos à espera que o candidato Raul Danda confirme os 15 anos de militância ininterrupta na UNITA", disse ao NJOnline o coordenador da comissão de mandatos Gabriel Samy, salientando que danda tem oito dias para apresentar o documento.

Segundo apurou o NJOnline, dos candidatos aceites à presidência da UNITA, nomeadamente, Kamalata Numa, Alcides Sakala e José Pedro Cachiungo, nenhum ainda apresentou o seu manifesto eleitoral.

Embora numa primeira fase, a candidatura de Adalberto da Costa Júnior não tenha sido aceite, o até aqui líder do grupo parlamentar da UNITA foi o primeiro a apresentar o seu manifesto eleitoral, no sábado passado, tendo na oportunidade afirmado que já tem a certidão que comprova a sua renúncia à nacionalidade portuguesa.

A candidatura de Adalberto Costa Júnior foi, sexta-feira, aceite, mas "sob reserva" e tendo como condição a apresentação do comprovativo de que neste momento já não tem a nacionalidade portuguesa, tendo-lhe sido dado o prazo de apresentação do documento até três dias antes da realização do congresso, marcado para 13 a 15 de Novembro próximo.

Segundo apurou o NJOnline, a comissão de mandatos vai emitir um comunicado sobre a situação do candidato Adalberto da Costa Júnior.

Recorde-se que Isaías Samakuva foi eleito presidente do partido em 2003, na sequência da morte em combate, no ano anterior, do líder fundador do partido, Jonas Savimbi, o que levou ao fim da guerra civil de quase 30 anos em Angola.

Desde 2003 na presidência da UNITA, o actual líder, Isaías Samakuva, já derrotou nos últimos congressos, os candidatos Lukamba Gato, Abel Chivukuvuku, Dinho Chingunji e Abílio Kamalata "Numa".