Segundo Isaías Samakuva, este congresso deve regularizar a união da UNITA e preparar o partido para o futuro.

"Este congresso só será útil se servir também para aprovar e consolidar estratégias que nos permitam sair também das águas turvas", disse o presidente do 'Galo Negro'.

Conforme Isaías Samakuva, este congresso deve servir para controlar os ânimos e as emoções, para não se perder tudo o que se conquistou.

Isaías Samakuva lembrou que foram circunstâncias alheias à vontade do partido que obrigaram repetição do XIII Congresso Ordinário da UNITA, apenas dois anos depois de o mesmo ter sido realizado.

Para Isaías Samakuva, a UNITA precisa de identificar bem o seu adversário no plano político.

O presidente da UNITA frisou ainda, durante o seu discurso de abertura, que a realização deste congresso significa que o partido conseguiu contornar e ultrapassar os obstáculos que lhe foram criados.

"Temos de nos reinventar e encontrar caminhos, para que, caminhando juntos, alcancemos todos a nossa meta comum", disse, acrescentando que essa meta comum "não é o poder pelo poder e muito menos alcançar riquezas materiais ou privilégios".

Isaías Samakuva avançou que se a UNITA foi capaz de construir a unidade no seu interior, também é capaz de construir a unidade nacional.

"Já não podemos falhar. Angola não pode voltar a falhar! Temos tudo para não falhar, temos o nosso plano estratégico e o programa de governação. Temos o povo, a nossa lâmpada que não se apaga", concluiu.